quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Ter amigas de verdade é ótimo

Esta mensagem recebi por e-mail

TER AMIGAS PRODUZ O HORMÔNIO OCITOCINA (efeito calmante)

Um estudo publicado pela Universidade de Los Angeles, Califórnia, indica que a amizade entre mulheres é algo verdadeiramente especial. Descobriu-se que as amigas contribuem para o fortalecimento da identidade e para projetar nosso futuro. Constituem um remanso, diante de um mundo real cheio de tempestades e obstáculos.
As amigas ajudam-nos a preencher os vazios emocionais de nossas relações com os homens e ajudam-nos a recordar quem nós somos realmente. Após 50 anos de investigações, identificou-se que existem substâncias químicas produzidas pelo cérebro que ajudam a criar e manter laços de amizade entre as mulheres. Os pesquisadores, homens em sua maioria, surpreenderam-se com os resultados desses estudos.Quando o hormônio OXITOCINA é liberado como parte da reação das mulheres frente ao estresse, elas sentem a necessidade de proteger seus filhos e de agruparem-se com outras mulheres.
Quando isso acontece, produz-se uma quantidade ainda maior de oxitocina, que reduz o estresse mais agudo e provoca um efeito calmante. Estas reações não aparecem entre os membros do sexo masculino porque a testosterona, que os homens produzem em altas quantidades, tende a neutralizar os efeitos da oxitocina, enquanto os estrógenos femininos aumentam a produção do hormônio oxitocina.
Depois de repetidos estudos, demonstrou-se que os laços emocionais existentes entre as mulheres que são amigas verdadeiras e leais contribuem para a redução dos riscos de doenças ligadas à pressão arterial e ao colesterol.
Acredita-se que esta pode ser uma das razões por que as mulheres geralmente vivem mais do que os homens.
As mulheres que não estabelecem relações de amizade com outras mulheres não mostram os mesmos resultados em sua saúde. Assim, ter amigas nos ajuda não somente a viver mais, como também a viver melhor.
O estudo sobre saúde indica que quanto mais amigas tem uma mulher, maior probabilidade ela terá de chegar à velhice sem problemas físicos, levando uma vida plena e saudável. Não contar com amigas próximas pode ser tão prejudicial para a saúde quanto a obesidade, o tabagismo ou o sedentarismo. Nesse mesmo estudo, foi observado também como as mulheres superam um momento crítico, como a morte do cônjuge, e percebeu-se que as mulheres que podiam confiar em suas amigas reagiram sem doenças graves e recuperaram-se em um lapso de tempo menor do que aquelas que não tinham em quem confiar.
O estudo concluiu que a amizade entre as mulheres constitui uma fonte recíproca de força, bem-estar, alegria e saúde!





P.S. Diante disso amigas, chego à conclusão de que o melhor é marcar muitos jantares, comer e falar bastante. Questão de saúde pessoal!!!!!
bjs

8 comentários:

alguém disse...

se é assim logo às oito estou lá rsrsrr

Diaba Vermelha disse...

Bora temos que tratar já disso. Quando o próximo jantar? Eu bem digo que a vida deve ser aproveitada ao máximo.
Beijitos da
DV

C_mim disse...

isso... é preciso saber estar... E ter muita saúde...

neva disse...

olhem lá mas que isto? eu cá não sei acho q ela inventou isto para nos ter na casa dela todos os dias, mas eu não posso. mas também não seja por isso daqui a pouco tempo já te invado a casa novamente vais ver hehehe saude muito saude

filha do administrador disse...

e não é que eu concordo com esse estudo?
que descanso que me dá quando me sento com amigos (as e os) a falar de tudo e de nada, a rir ou a cortar na casaca :)
que se lixe a dieta, por mim podiam ser todas as semanas, tenho sempre tanta coisa para contar e quero sempre saber tanta coisa

Natalie Afonseca disse...

É que nem mais!
E o mais importante mesmo, é a COMUNICAÇÂO!!! :)))
Que é a falar que a gente se entende! :)

Beijinhos
Apartir de amanhã, bom fim-de-semana ;)

Teresa David disse...

Tem graça que não sabia deste estudo mas o facto é que desde que me dou com várias amigas que me acarinham e ajudam em todas as dificuldades a vida se tornou mais saudável! Perdi eu tanto tempo da vida com homens que até me adoeciam!!!
Bjs
TD

Mo disse...

com ou sem "p"!