sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Palavra Puxa Palavra...... e algumas fotos também

Foto seleccionada para o tema "Ausência" no Palavra Puxa Palavra



E a pedido de algumas pessoas deixo aqui alguma informação sobre o sítio que descobri num dos meus passeios de casa às costas.


Quinta da Cardiga - I.I.P. - Monumental quinta situada junto ao Tejo e que pertenceu aos Templários e Ordem de Cristo. Preserva elementos quinhentistas (portal manuelino) e azulejos seiscentistas e setecentistas. - Golegã.









Embora esteja em estado de abandodono aconselho uma visita.

9 comentários:

bettips disse...

Pois...pareciam-me cores da zona de Santarém...que piada! E algumas fotos já as conhecia de ti. Nós...bem, era mais um "sítiozinho" despretensioso com páteo e meia dúzia de oliveiras, uma caiadela, uns pregos, um azulejo a dizer "Lar doce Lar", cousa de pouca monta. Não pedíamos um "palácio" arruinado, ainda por cima do tempo das Cruzadas, bolas, é lindíssimo!!!! (aceito sugestões de financiamento sem juros, ou quiçá, um espréstimo "paternalista...", devolvendo o produto ao fim de 20 anos). Obrigadinha, fica em carteira...
Beijos

bettips disse...

...voltei, para o re(be)ver. A ponte, a água, a escultura da flauta, o sino, os azulejos, as trepadeiras, os toncos, o campo a correr, os raios dos elementos escultóricos nas portas e janelas... Ai pedras para que vos quero!

Maria P. disse...

E que sítio fantástico! Esses espaços "abandonados" tem recantos que um olhar sentido pode encontrar, ficando de parte esse "abandono" no registo de memória para muitos ou só para alguns.

Gostei muito!
Beijinho*

butterfly disse...

Muito bonita , a quinta. Pena não se poder ressuscitar todas as emoções que deve ter encerrado.
Se ninguém a quiser, tomo conta dela.:)

M. disse...

Gostei muito, mas mais gostaria ainda de a ver ao vivo.

APC disse...

É espantosa, a Quinta, pelo que as tuas belíssimas fotos dão a ver! Muito obrigada mesmo! :-)
Tantas foram as vezes que estive para ir à Golegã (pela Feira do Cavalo, as mais das vezes) e tal nunca aconteceu! Apesar de que à de Gastronomia de Santarém fui amiúde. É um local que me agrada.
Ah... E quando vi por ali uns certos azulejos semi-escondidos (na 5ª figura), pensei logo assim: "A Bettips vai-se passar!" (lol), que é como quem diz, vai já tentar ampliar a imagem para ver se lhe descobre alguns pormenores! :-) Ao ler o seu 1º comentário é que fiquei na dúvida: - "Pelos vistos ainda não o viu, ou tá a disfarçar!" ;-) Mas ao 2º logo fiquei descansada! :-)))
E já tou como ela: a malta não precisava de tanto, eheheh. Para mim já ia um cortiçozito com um pátiozeco simpático, um banquinho debaixo de uma laranjeira de copa frondosa, uns canitos a passearem à solta, e um poço, já agora... E boa gente. Sobretudo, boa gente! :-)
Deixo-te um grande abraço. E a esta boa gente também! :-)
Obrigada*

despertando disse...

Tive uma "Ideia" :) e porque não tomar-mos todas conta desta quinta?
Não me parece que os actuais herdeiros gostem tanto dela como nós.Dá Deus nozes a quem não tem dentes ;)

Isabel disse...

Maravilhoso!
Já cá tinha estado a namorar a tua quinta descoberta ontem... como fiquei sem palavras apesar de isso em mim ser raro, fui embora sem dizer nada.
Hoje voltei, claro, e já não aguentei, tive de dizer que é mesmo maravilhoso.
Estou como as minhas amigas Bettips e apc não precisávamos de tanto mas a verdade é que as tuas fotos são um consolo para os olhos e a realidade deve ser de nos fazer sucumbir ao extremo encanto dessa quinta.
Como é possível que esteja em abandono?

Vamos para lá tratar dela?
Vamos formar uma comunidade de pessoas que gostam de coisas belas abandonadas e fazê-la reviver.
Vamos criar um blog para donativos, pode dar-se de tudo, trabalho, material de restauro, tintas, pincéis, e até só boa vontade e ânimo.
Um sítio destes tem tudo a ver connosco não é?

Tem tudo, janelas e portas lindas cheias de pormenores deliciosos e que abertas devem ficar mais lindas ainda, estátuas e azulejos para admirar e descobrir detalhe por detalhe durante uma eternidade, o sino e a torre do sino, lá no alto de tanta beleza, as trepadeiras e o verde, verde, verde, aquela ponte, aquela água e eu a imaginar-nos ali ao pé da ponte escutando a água solta a correr pedras abaixo enquanto lia-mos livros cheios de letras soltas e deixava-mos correr a minha imaginação.
Que sitio maravilhoso.
Quem me dera!
Quem nos dera!
Que pena estar ao abandono.
Mais pena ainda lembrar a quantidade de coisas belas que estão abandonadas.

Adorei.
Obrigada.


Isabel

Ana disse...

Mas que linda casa, um dos meus sonhos era ter uma quinta assim, acho que nunca mais de la saia.